Plano Municipal de Saneamento Básico

O assunto foi alvo de diversas discussões com a comunidade, em reuniões e audiências públicas realizadas na cidade, no Distrito de Novo Paraíso e na comunidade São João, no interior do município de São Felipe d’Oeste.
Sob a coordenação de técnicos do IFRO (Instituto Federal de Rondônia), os membros dos comitês colheram dados e apuraram as reais necessidades do município em relação ao Saneamento Básico para elaboração do Plano Municipal.
Depois das primeiras audiências públicas com participação da população para identificar os pontos essenciais, diversas outras reuniões foram realizadas, desta vez com membros dos comitês pró-elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.
A partir dessas reuniões, foram elaborados os produtos, sob supervisão da equipe técnica do IFRO, fechando com sucesso todas as etapas que visavam a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de São Felipe, dentro dos prazos previstos.
Os comitês criados através decreto e compostos por membros da sociedade organizada, serviço público e classe empresarial, cumpriram seu papel, apresentando propostas e elaborando os produtos, sempre supervisionados pela equipe IFRO.
Com isso, São Felipe d’Oeste sai na frente e está com tudo pronto para a elaboração efetiva do seu Plano Municipal de Saneamento Básico. Uma exigência legal, que coloca o município no topo de diversas ações de interesse da coletividade.
SAIBA MAIS: Técnicos do IFRO, representante da FUNASA e integrantes dos comitês Executivo e de Coordenação encabeçaram todas as atividades referentes a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico em São Felipe d’Oeste. A apresentação do diagnóstico, coleta de dados e de informações, englobaram São Felipe, Novo Paraíso e comunidade São João.
Os representantes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) que atuam pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico em São Felipe foram: Thiago Emanuel Possimoser F. Nascimento, Pesquisador Profissional de Engenharia; Tânia Olinda Lima, Pesquisadora Profissional de Estudos Sociais; Ávilyn Bárbara Garcia Lopes, Pesquisadora em Comunicação.
DADOS COMPLEMENTARES: São Felipe d’Oeste apresenta 16,2% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 36,7% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 4,2% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio).
No ano de 2017 a Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (CAERD) abasteceu uma população total de 1357 habitantes, com 94,4% de atendimento de abastecimento de água para a população urbana, através de uma rede de 14,9 km de extensão (SNIS, 2019), o índice de perdas na distribuição foi de 49,8%. Conforme o IBGE (2017) no Censo 2010 70,6% dos domicílios fazia uso de água de poço ou nascente na propriedade.
No município no ano de 2010, 33,1% dos domicílios destinavam os resíduos para coleta e 59,9% dos domicílios faziam a queima dos resíduos (IBGE, 2017), conforme o Projeto Saber Viver.